10.4.11

TEMPOS SINISTROS

RESOLVI MUDAR O ARTIGO NO BLOG EM FUNÇÃO DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS , QUE HORRORIZARAM NOSSA CIDADE . HORROR ESTE QUE NUM GOLPE IMPIEDOSO , NOS OBRIGA A VIVER O INCONCEBÍVEL, IMPONDO EM TODOS NÓS UM TIPO DE ESTADO D'ALMA, ONDE AS CONEXÕES QUE SUSTENTAM E ORGANIZAM A VIDA DENTRO DO CAMPO DO SENTIDO, SIMPLESMENTE QUEBRAM . ESTA QUEBRA NOS REMETE A UM MODO TÃO PROFUNDO E TÃO DOLOROSO , QUE AS MILHARES DE PERGUNTAS QUE NOS INVADEM , QUASE TODAS FICAM SEM RESPOSTAS E SÓ FAZEM SUSCITAR NOVAS PERGUNTAS , COM O AGRAVANTE DE QUE A DOR DA PERDA EM NADA DIMINUI POR ISSO.
EM UM DIA COMO OUTROS, A VIDA SEGUE COM SEU MOVIMENTO, REALIZA E É REALIZADA EM TODOS OS MODOS, COMO FOI ORDENADA , ESTES DIAS EM QUE A INOCÊNCIA DO VIVER É O FUNDAMENTO QUE NOS PERMITE , INCLUSIVE SAIR NAS RUAS.
EMBORA CIRCUNDADOS PELO MAL EM SEU ESCALONAMENTO E RAMIFICAÇÕES , NÃO NOS OCORRE PARAR A VIDA PARA NOS PORMOS A SALVO. NÃO, SABEMOS QUE A PLENITUDE É UM IMPERATIVO DA VIDA EM SUA REALIZAÇÃO E LÁ VAMOS NÓS A CADA DIA ,EM BUSCA DO QUE NOS COMPELE , COM TODOS OS SONHOS E DESEJOS QUE NOS REGEM.
ESTA FORÇA É PODEROSA, NÃO SE DETÉM E NÃO PODE SER DETIDA POIS PERTENCE AO SEU PRÓPRIO MISTÉRIO E POR MAIS QUE EM ALGUM MOMENTO HISTÓRICO NOS OBRIGUEM OU QUEIRAM DETÊ-LA , É IMPOSSÍVEL . A VIDA É A SUA REALIZAÇÃO.
A ESCOLA ENTÃO É ESTE LUGAR FANTÁSTICO ONDE A INFÂNCIA OU PUBERDADE , ESTÃO LÁ .
EM FORMAS VARIADAS, CONJUGAM O FUTURO , UM POUCO A CADA DIA, NO ALVORECER DAS TRANSFORMAÇÕES DELICADAS ONDE RAPAZES E MOÇAS FREQUENTAM DE FORMA VIRGEM O GOSTO DAS DESCOBERTAS E REITERAM O PORVIR DE SUAS PRETENSÕES.
POIS JUSTO NUM DIA DESTES MAGNÂNIMO , QUE A TRAGÉDIA ACONTECEU.
UM RAPAZ , DE POSSE DE DUAS ARMAS DE FOGO , SAIU MATANDO NUA E CRUAMENTE UMA SÉRIE DE PESSOAS JOVENS ,SEM NENHUMA RAZÃO APARENTE E SEM DAR NENHUMA CHANCE AS VÍTIMAS , QUE POR SUA VEZ , MORRERAM SEM ENTENDER O QUE SE PASSAVA, A NÃO SER A TENTATIVA DESESPERADA DE TENTAR SALVAR SUAS VIDAS.
ESTE MOMENTO É TÃO CRUEL, QUE MOVE TUDO , UM TIPO DE COMOÇÃO EM QUE TUDO É BUSCADO PARA RESTABELECER OS NEXOS QUE O INEXPLICÁVEL TÊM O PODER DE PROVOCAR. MATAR O FLORESCER , É UMA PODA ARBRITÁRIA .
MAS MATA QUEM ESTÁ MORTO , AQUELE QUE JÁ DEIXOU DE VER A VIDA HÁ MUITO .
É UM TIPO DE INVEJA QUE PARECE PEDIR DE VOLTA O QUE NÃO HÁ, OU MESMO, NUNCA HOUVE. É INSUPORTÁVEL VER OS VIVOS CONCEBENDO E TECENDO OS FIOS DO FUTURO.
PARA QUEM ESTÁ MORTO, ISTO É UM AGRESSÃO VIOLENTA , POIS SENTE QUE O QUE NÃO TEM E NÃO VAI TER.QUEM JÁ PERTENCE AOS MORTOS ACHA QUE A VIDA ESTÁ INVERTIDA,
E NOS INDUZ A MORTE , COMO UM APAGAMENTO ONDE A VIDA SE DESMERECE COMO TRAGÉDIA HORRENDA. A QUESTÃO É QUE A VIDA EM SEU MODO COMPARTILHADO , É UM RECONHECIMENTO CONSCIENTE DE COMO SE PERTENCE .
A CHAMADA SOCIABILIDADE É UMA CONJUGAÇÃO DESTE PERTENCER , QUE COMEÇA NA FAMÍLIA E PERCORRE A ORDEM UNIVERSAL . É PERIGOSO DIZER OU NEGAR A ALGUÉM SEU PERTENCIMENTO . HELLINGER CHAMA A ISTO DE "CONCIÊNCIA COLETIVA INCONSCIENTE ", UMA ORDEM QUE SEGUNDO ELE COBRA UM PREÇO ALTO PELOS EXCLUÍDOS , VIVOS OU MORTOS.
NUM MUNDO CHEIO DE ESQUIZOIDIA POR TODOS OS LADOS , ONDE OS LABIRINTOS DIABÓLICOS SE ENCONTRAM EM SITES QUE QUALQUER UM PODE ACESSAR , CORREMOS RISCOS. PLANOS MIRABOLANTES EM MENTES QUE HÁ MUITO NÃO SABEM O QUE É O SOL,
QUE JÁ HABITAM O LUGAR DA MORTE QUE NÃO DEIXA VIVER, UM TIPO DE MORTE ASSASSINA QUE CLAMA VINGANÇA PELA EXCLUSÃO QUE NÃO RECONHECEMOS ,E NEM SEQUER TEMOS CONSCIÊNCIA , DISPÕE UM CENÁRIO DE HORROR PRESENTE E PORVIR.
DIAGNÓSTICOS , TRAUMAS , PERTUBAÇÕES PSIQUIÁTRICAS, SOCIOPATIAS, VINGANÇAS , ENFIM, UMA SÉRIE QUE NOS PERMITA SENÃO EXPLICAR, MAS PELO MENOS NOS FAVORECER ALGUM INDÍCIO DE COMO NOS PROTEGER PARA O FUTURO.
A IMPOTÊNCIA É GERAL E POR MAIS QUE EXPLIQUEMOS , NÃO REMOVE A PROFUNDA DOR DOS QUE SE FORAM E DOS QUE FICARAM.
COMO É POSSÍVEL QUE EXISTA ALGUÉM ASSIM , NOS PERGUNTAMOS? COMO É POSSÍVEL UM DESTROÇAMENTO TÃO ILIMITADO DA SENSIBILIDADE? E COM UM POUCO MAIS DE CORAGEM, SERÁ QUE NOS TORNAMOS UMA FÁBRICA DE MONSTROS ANÔNIMOS E NÃO SABEMOS?
AO MATAR ALGUÉM COM CERTEZA O ASSASSINO NÃO SABE O QUE ESTÁ MATANDO.
POIS MATA-SE UMA VIDA , UM SONHO , UM FUTURO , NÃO SÓ DE UM , MAS DE MUITOS, LEMBRANDO QUE A PARTIR DE CERTOS EPISÓDIOS TRÁGICOS DE PERDAS, MUITA GENTE DESISTE DE VIVER , MESMO QUE NÃO SE MATE.
UM TIPO DE DOR QUE DESAFIA O SUPORTÁVEL E QUE EXIGE UM RECONTRATO DE FÉ NA VIDA , PARA SE PROSSEGUIR.
NAQUELE DIA POIS, 12 CRIANÇAS SE FORAM , OBJETOS DE UMA INSANIDADE QUE TEREMOS MUITO O QUE BUSCAR COMPREENDER , PARA ALCANÇARMOS ALGUMA LUZ QUE NOS PERMITA , AO MÍNIMO DETECTAR O QUE NOS COMPETE NESSA FAÇANHA DE HORRORES, QUE AOS POUCOS TÊM FEITO DA VIDA UM TIPO DE INFERNO BRANDO QUE EM MOMENTOS AGUDOS LESA OS FUNDAMENTOS DO QUE A VIDA OFERECE COMO GRANDEZA A SER VIVÍDA.
A LUZ SE APAGA , O BRILHO SE ESVAI , NÓS NOS ENCOLHEMOS , O MEDO SE FAZ PERSECUTÓRIO , FAZEMOS PROMESSAS E LOGO ESQUECEREMOS , DEIXANDO AOS FAMILIARES A INGRATA E DOLOROSA TAREFA DE LEMBRÁ-LOS , E ISTO AOS POUCOS, JÁ NÃO IRÁ NOS NOS COMOVER TANTO.
É INCRÍVEL , COMO SE POR UM LADO A TRAGÉDIA E SEUS HORRORES NOS ENCURRALAM, PRINCIPALMENTE ,AO NOS MOSTRAR SUA PROXIMIDADE, POR OUTRO , É COMO SE NÃO VÍSSEMOS AÍ A QUESTÃO DE TODOS NÓS.
COMO LABORATÓRIO TEMOS SIDO HÁBEIS NO CAMPO DAS TECNOLOGIAS , E LENTOS E QUASE MONÓTONOS NO CAMPO DAS SUBJETIVIDADES. ESTE ESTRANHO MUNDO DE DENTRO- FORA , É O NOSSO ENIGMA E NOSSA POBREZA DE IMAGINAÇÃO AMOROSA.
NÃO NOS IMPORTAMOS TANTO DESDE QUE NÃO NOS PERTUBEM , EMBORA , NÃO SAIBAMOS O QUANTO PERTURBAMOS E COMO POSSIVELMENTE MUITAS VINGANÇAS JÁ ESTEJAM SENDO ELABORADAS NOS CONFINS SINISTRO DOS QUE SE SENTEM LESADOS.
IMPIEDOSOS , TOMAMOS O SOCIAL , ESTE LUGAR QUE EXIGE O ESPIRÍTO COMUNITÁRIO , À CONTA DE UMA ISENÇÃO COM O ARGUMENTO DE QUE NÃO NOS COMPETE , POIS JÁ FAZEMOS MUITO ENQUANTO CIDADÃOS COM DEVERES E OBRIGAÇÕES EM DIA .
O DESMERECIDO AÍ , QUE NÃO SABEMOS QUEM É , É UM ANÔNIMO QUE CONTÉM EM SEUS REGISTROS TUDO QUE QUEREMOS , E QUE AO NASCER NOS COMPROMETE, AO TER QUE DAR A ELE O QUE A DIGNIDADE DO HUMANO REQUER PARA SER RECONHECIDA, AO RISCO, DE QUE NOSSAS GARANTIAS , JÁ MINÍMAS FIQUEM AINDA MAIS PREJUDICADAS.
NADA GARANTE ,E AQUI NÃO PODEMOS TER A POBREZA COMO ARGUMENTO ÚNICO, POIS O FENÔMENO É MAIS COMPLEXO. AO SE SENTIREM FERIDAS DETERMINADAS ALMAS , JURAM VINGANÇAS , AO NÃO SE SENTIREM COMPROMETIDAS COM UMA ORDEM QUE PARA ELAS NÃO A INCLUEM , OU SE INCLUEM , É PARA DESMERECÊ-LAS.
ESTA VIOLÊNCIA COMETIDA DIARIAMENTE É UM DOCUMENTO GERAL QUE NOS COMPROMENTE A TODOS. É O MUNDO E SUA QUALIDADE QUE CONSTRUÍMOS PARA NOSSOS PARCEIROS QUE COMPARTILHAM A VIDA JUNTO CONOSCO.
AQUI , DISCUTE-SE NOSSA INSERÇÃO , DESDE DAQUELES QUE CONDUZEM E CRIAM PATAMARES DE IMUNIDADES PARA SEUS ATOS QUE LESAM O ESPIRÍTO COMUNITÁRIO , BEM COMO, OS QUE SE DEIXAM CONDUZIR E SE OMITEM ENQUANTO CONSTRUTORES DO OUTRO ENQUANTO VALOR HUMANO E DIGNO. EM COMUNIDADES QUE TÊM EM CONTA O ESPÍRITO COMUNITÁRIO , ALGUÉM DOENTE , SIGNIFICA QUE TODOS ESTÃO DOENTES .
TALVEZ UM CRIME CONTENHA EM SI MUITOS CRIMES SIMULTÂNEOS , QUE A CONSCIÊNCIA NÃO PODE REGISTRAR , JÁ QUE SOMOS HERDEIROS DE UM MUNDO ONDE AS PENDÊNCIAS FICAM PRA DEPOIS , SEM O MENOR CONSTAGIMENTO.
O QUE É ESTE DEPOIS?
TEMOS UM CIVILIDADE DÚBIA E CHEIA DE RANCORES IMPLÍCITOS QUE SE DESAFOGAM TODO DIA. ÓDIOS NÃO DITOS E MAL-DITOS QUE SEQUER PENSAMOS EM ADMITIR , QUANTO MAIS CONFESSAR. NOSSO POLIMENTO É LIMITADO E CIRCUNSTANCIAL , PARECENDO SER MAIS UM ACORDO PARA NOS TOLERARMOS DO QUE A CELEBRAÇÃO DE UMA JORNADA COMUM.
NOSSA TAREFA É ÁRDUA E CONSTRUIR UMA CIVILIZAÇÃO DECENTE É OFERECER OPORTUNIDADES QUE DESAFIAM O AMOR E A JUSTIÇA TANTO NO ÂMBITO COLETIVO , COMO INDIVIDUAL.
OS LESADOS NOS DEVOLVEM QUANDO MENOS ESPERAMOS E AO FAZÊ-LO , PODEM CAUSAR DORES IRREVERSÍVEIS , PRINCIPALMENTE QUANDO FAZEM DA VIDA , QUE TANTO PREZAMOS E INVESTIMOS , UM MERO OBJETO DE MIRA QUE UM REVÓLVER PODE TIRAR.
AH!QUANTA DOR , QUANTA DOR AINDA TEREMOS QUE PASSAR , NOS PERGUNTAMOS, COMO QUE DESCONFIADOS QUE NADA ACABOU E QUE AINDA NÃO SABEMOS O QUE ESTÁ POR VIR. PRA NÓS , INTELIGENTES E SOBERBOS , DEUS ESTÁ MORTO , HÁ MUITO.
A ORDEM DO ABSOLUTO TERÁ QUE RE-CHEGAR POR OUTRO LUGAR ONDE NOSSO OLHAR O RECONHEÇA , JÁ QUE RELIGIÕES,DELEGAMOS AS MASSAS COM SEUS ATRASOS.
IMPUNES E COM ARGUMENTOS CÍNICOS AVANÇAMOS NA FORMA COMO NOS CONVÉM, COMO SE NÃO PERTENCESSEMOS SENÃO A NÓS MESMOS . MAS SERÁ?
RESTITUAMOS NOSSOS PERTENCIMENTOS , INCLUINDO O ABSOLUTO , PARA QUE POSSAMOS RE-CONSIDERAR O QUE NOS COMPETE E COM HUMILDADE E SEM MÁSCARAS,
NOS ENTREGARMOS A DURA TAREFA DE CONSTRUIR COM AMOR, A ALMA DO HUMANO EM SUA GRANDEZA UNIVERSAL .
A FILOSOFIA SE CALA , AS RELIGIÕES AVANÇAM EM BUSCA DE NOVOS ADEPTOS , A CIÊNCIA NÃO TEM O QUE NOS DIZER , POIS ARGUMENTA QUE NÃO LHE COMPETE E NESTE CENÁRIO DE OMISSÃO E FORÇAS SUGESTIVAS , NOSSO LABORATÓRIO , VAI GERANDO TARATOLOGIAS QUE NOS SURPREENDEM , ENQUANTO CRIATURAS CUJA TAREFA CIENTÍFICA QUE NOS CABE É AJUDÁ-LAS A SE HUMANIZAR , ANTES QUE ELAS AO NOS DENUNCIAR EM NOSSA FALTA DE COMPETÊNCIA RESOLVA TAMBÉM NOS LIQUIDAR.
MINHA MAIS PROFUNDA SOLIDARIEDADE AS VÍTIMAS, AS FAMÍLIAS ,AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E A TODOS NÓS QUE NOS ENCONTRAMOS NESTA JORNADA TÃO PROFUNDA DE APERFEIÇOAMENTO DE TODOS , INCLUSIVE DOS QUE QUEREM NOS MATAR.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Há ou não inveja do pênis?