17.10.11


HOMENS : UMA QUESTÃO ATUAL

Criatura concorrida e mal-dita pelo gênero oposto , acusado de superficial e com fama de quem só quer comer ,um tipo guloso; lá está ele, o homem ! Egocêntrico por vocação , tende a auto-suficiência , e sabe como ninguém mascarar suas dores , é aquele que não faz análise porque acha que não precisa, nada que uma racionalidade narcísica supostamente não resolva.
Quem é ele?
Portador do pênis , o símbolo fálico, o que penetra , o que mostra a virilidade, conquistador por excelência , o homem traz na sua ancestralidade , a caça.
Fazedor de história , aprendeu que para viver é preciso lutar e mostrar força , pois em seu desafio tem o outro , ora como amigo, ora como rival. É tão necessitado de se exibir , como sofre de graves inibições não confessadas .
Aguçado na visão , tem forte relação com o mundo de fora , sua casa por excelência , ao mesmo tempo que seu mundo de dentro , é seu lugar analfabeto, onde, em geral , só se matricula por força de imposição da vida .
O símbólico não tem o refinamento dos sentimentos , já que tendo a razão como domínio , tem dificuldades em sentir , em se sentir , uma disposição que considera frágil e que é um dos pontos de entrave com as mulheres.

Se relacionar, a princípio é um ato erótico, e só depois se torna amor , um amor vinculativo com teor de macho e fêmea , que define de pronto, o código de quem manda e quem obedece . Se por um lado, a afirmação parece depender do poder de mando , por outro, também é um esconderijo para não se deixar ver.

Mas toda mulher sabe ou intue que se o homem não se sentir mandando , é como se estivesse manco , inferiorizado, e é capaz de muitas coisas para manter esse lugar , embora não passe despercebido , que haja nisso uma busca de afirmação .

Essa dialética que vicia não só os homens mas também as mulheres , tem favorecido a existência de um poder sinistro e dogmático onde muitas coisas se ocultam , já que se torna uma privacidade lacrada , máscara do que não se pode dizer.

Me parece um atavismo ancestral que expressa toda sua dubiedade , pois, se por um lado é o guerreiro que vai a luta e quer suas glórias reconhecidas, por outro , é frágil e dependente,  facilmente atingido em sua insegurança como macho , sua figuração primordial.

Robert  Johnson em sua trilogia HE, SHE , WE diz que o homem arquetipicamente s é portador de uma ferida que se não for reconhecida , irá persegui-lo a vida inteira .

Ferida esta, feita pelo apelo que a vida faz no sentido de separá-lo da mãe , pois tendo sido o filhinho da mamãe , perde seu reino e tem que ir em busca do que perdeu , se lançando em rotas perigosas que o testam sempre , o expõem sempre ,e que podem endurecê-lo, caso fique renegando o que dói , sua dor de existir , como dizia Lacan.

Se por um lado é "fazedor de paraísos", aquele que quer sempre tudo bem e “por favor, não me aporrinhe", tem como expediente usual o "superficializar" , ou seja, nada que ele tenha feito , ou a escuta que deixou de ter, merece observações críticas, já que, se ser criticado pra espécie é difícil , para o homem, mais ainda.

Ser criticado lhe traz forte senso de reprovação , a seu ver nunca merecida , o que lhe faz se fechar, e aqui um capítulo especial seria as fachadas usadas, como vítima ou intimidação, a jura de vingança , de certa forma presente nas hostilidades explícitas ou implícitas, com que mascara a dor que lhe foi infringida.

Falar de dor não é seu forte , aprendendo desde cedo que " homem não chora ", fez disso seu paradigma no trato com seus afetos , o que faz com que a imagem seja mais importante do que seu sofrimento , uma dor emudecida que não se diz , mas que se trai.

E se trai pelo sintoma ,pois é um grande sensitivo à morte pelo coração , o orgão espiritual que na medicina chinesa responde pelas angústias da alma , as asfixias de tudo que é guardado e superficializado .

Ao tirar a alma do profundo sacrificando sua integridade , se obriga a mentir para si mesmo, pois tenta traduzir suas aflições pelos modos objetivos de sua relação com o mundo. Quando na verdade , se trata do quanto essa objetividade , perde seus fundamentos e força, quando é destituída de seus modos subjetivos .

Jung diz que ao descaracterizar a "anima " , enquanto uma força profunda e intuitiva, regida pela própria alma , o homem se condena à estagnação da consciência , razão que o torna refém de uma racionalidade muito concreta. E concretude é o que não permite voar, pois torna a vida literal demais , com seus símbolos de ocupação , ou seja, tanto o poder , como sexo e dinheiro .

É aqui que um homem começa a morrer se não for além disso , difícil tarefa pra quem tem pouca transcendência e pouco sente , pois o mundo interno apenas simula sua submissão, quando na verdade , é quem nos domina , pois é o lugar onde reside a essência de nossa espiritualidade maior .

Ser homem tal qual o mundo ensina tem se mostrado um fardo , que aos poucos vem mostrando seus prejuízos , pois impõe uma formatação insaciável , o que se corre atrás e não se alcança nunca .Projeção correlata ao modo de consciência , ainda em seu núcleo, contém o conquistador , linguagem arcaica que denota virilidade e exigência , um "ideal de eu" caro , pois não se suporta fracassar ,e não fracassar é a negação da neurose .

Tudo só começa quando se fracassa , eis um momento de verdade única , a crise das entranhas onde se manda embora o narcisismo dos pais , e se suporta que não se é quem gostariam , e daí em cadeia , ou seja, não sou esse filho, esse marido , esse homem -mula , esse provedor , esse ganhador fantasioso .

Não; aqui , reconhece-se que nada é tanto , para poder se reconhecer também, que nada é tão pouco , tem-se uma crise de valor profundo ( que diga-se, nada a ver com esse jogo de auto-estima barato), um momento em que se vive uma ruptura que requer tanta coragem, que muitos se acovardam.
Mas é pegar ou largar , veja a sacação genial de Jung a este respeito:
“Quando se atinge um ápice da vida , quando o botão desabrocha e do menor emerge o maior, então, como afirma Nietzsche, “É-se transformado em dois”, e a figura maior , que sempre se foi , mas que permanecia invisível , aparece diante da personalidade menor com força de revelação. Aquele que é verdadeira e incuravelmente pequeno sempre há de arrastar a revelação do maior para baixo , até o nível da sua pequenez e jamais compreenderá que alvoreceu o dia do julgamento de sua pequenez" 

Para o homem a mulher é dúbia , aquela que ao mesmo tempo que lhe concede a glória lhe manda ao inferno de si mesmo .
A glória, enquanto passagem de nível, uma graduação a mais no campo da inserção consciente na vida , tudo que lhe permite ter o ganho de quem se conquista , de quem sai da infância , de quem se liberta do jugo materno , de quem busca o orgulho do pai , um passo na direção da emancipação que o livra da eterna regressão e retardamento .

Diz Jonhson" A mulher para o homem é gestação da consciência ", aquela consciência que sozinho não seria possível , pois ficaria preso nas grades de um modo coletivo e genérico , com pouca força de individuação . Isto é ," um homem vazio " , de muita aparência e de pouco conteúdo , talvez, e suspeito disso , o que leva às perversões , inclusive à pedofília.

Por outro lado , é incrível ver sua capacidade de enfrentamento , pois sendo um conquistador , faz tudo avançar, pois sua gana de conquista movimenta o mundo , e o leva a lugares inexplorados , pois aí, nessa ordem territorial, é o próprio filho da Terra , aquele pra quem a Terra mostra seus segredos e o convida a ocupar .

Tem para com os seus uma deferência toda especial , e se por um lado foge da dor , por outro é capaz de sofrer muito pelas dores dos que ama , mesmo que a seu modo.Sofre a impotência perante os desígnios do destino e da ordem oculta da vida , pois teme o que escapa ao seu controle, o que lhe torna um "preocupado" constante.

No campo dos sentimentos a maioria é analfabeta , pois sendo uma linguagem do amor e da fluência , tal como Isis na margem do rio passando água de uma jarra para outra ,há um choque com o padrão mental estabelecido , que tende a tratar sentimentos como algo menor.

Uma tendência depreciativa que tem custado caro aos relacionamentos , pois em contrapartida diz ainda Jonhson " A mulher quer ser amada" ,e como ser amada sem falar de sentimentos? .A celébre cantilena " discutir relação " já mostra o quanto enfadonho é se tocar nisso .

Futebol, dinheiro , amigos , turma , tudo rola; mas sentimentos, não . O contraponto estabelecido pela racionalidade evasiva , identifica aí um campo perigoso aonde se sente mal preparado e em perigo , pois na fala da mulher ( que diga-se, nem sempre ajuda  quando confunde o dizer com um rosário de queixas acumuladas), se vê perante sombras que só podem vir à tona por denúncia .

E ser denunciado pelas sombras , que as palavras da mulher evocam , é um martírio sem igual , a ponto de um homem dizer, que brigar com a mulher, o colocava em estado de surto psicótico. Eis a força das sombras , que só a mulher trás , o anjo que vira demônio quando se entrega a tal tarefa.

Mas convém observar, que precisamos uns dos outros , e que nossa realização depende de reconhecermos tal verdade , pois a diferença, é sem dúvida, o grande catalizador da vida , e esse esforço é o que nos permite evoluir enquanto raça e indivíduos dotados de uma singularidade cósmica .

E aqui ,a grande confissão, é que somos movidos a carinho , algo que custamos a pedir e exigimos quase uma submissão telepática da mulher , como se isso amenizasse a reprovação já citada, embora, ao exigir mais do que pedir , nos vejamos mais próximos da recusa do que da compreensão .

Se a mulher quer ser amada, o homem parece querer ser compreendido e tem em si uma estranha sensação de não sê-lo , uma solidão amarga de quem confunde a incompreensão com o desejo de ser absolvido sem se comprometer.

É como se precisássemos ser perdoados antes do crime , um estranho vício esculpido  milenarmente na alma ,pois se tornou o modo como forjamos inocência nos lugares onde nossas assinaturas não permitem dúvidas , nos dando a ilusão de estar fora , justo onde estamos mais dentro.

Tenho a impressão que isso irá demorar um pouco a se clarear em razão do forte teor emocional presente em tal questão , principalmente pela quebra dos modos projetivos, onde os erros parecem abalar toda estrutura do edifício , tipo " se você acha isso de mim, então, só me resta “ ir embora" , reação tão exagerada, como um tipo de pressão para se calar a boca de quem denuncia.

No entanto, algo parece se ensaiar e evoluir pelos campos do acasalamento , que diga-se, é um direito de todos , pois pertencemos, como ressalta Hellinger, à "Ordem do Amor" e como tal, somos criaturas que desenvolvemos a consciência amando , daí, nosso aprendizado para amar com uma qualidade menos projetiva , onde a vida amorosa seja vista como uma grande celebração de dois , com gosto diferenciado de un -ião .

É a forma de celebração onde a presença de um amor verdadeiro liberta os sexos para novas possibilidades no campo da consciência , onde o cada um possa ser o esteio do próximo nível do outro , uma mediação entre o que se está e o que pode vir- a- ser , o gosto de se ficar com gratidão e de ir cheio de alegrias no coração , sabendo-se como diz "Érica Jong" , a grande autora americana , “que vive-se melhor e com amor quando se sabe que vai morrer”.

Minha homenagem especial aos homens que me ajudaram a me construir e a todos que me ensinaram e me ensinam a difícil arte de ser um homem e amar , já que compartilhamos juntos este desafio, e ao olhar para o lado, não deixo de ver o quanto buscar outro modo de consciência, parece ser o desafio máximo.

Se por um lado somos viris, guerreiros ou provedores , por outro, lá dentro bate o coração, em geral, emudecido por tudo que não conseguimos falar, uma estranha solidão não solicitada, mas um tipo de moradia perene , onde as mulheres lutam para entrar.

E deixá-las entrar é o risco , o momento máximo da ambivalência, pois pode significar tanto nossa redenção do medo de amar , como nossa subjugação à dependência materna que o inconsciente insiste em repetir .

VIVA OS HOMENS!  VIVA OS GUERREIROS VALIOSOS NA ARTE DA GUERRA  E CONFUSAS CRIATURAS NO REINO DE AFRODITE MAS UM LUGAR ONDE DEUS MOSTROU O VALOR DA COSTELA .










Há ou não inveja do pênis?