4.9.11

QUAL É O TOM?


Ainda em nossa reflexão pelos modos da subjetividade , este mundo tão incrível de onde partem todas as glórias e todas as injúrias , lugar onde se busca marcar o que se quer e onde se sofre do que não quer, chegamos ao início da conversa , ou seja , como na música é preciso buscar o tom .

Em " As palavras e a boca " aqui mesmo no blog tratamos desse momento crucial onde as palavras ao sairem fazem destino e implicam o falante de diversas formas , mas hoje tratamos do tom , é, esse tom imprescindível que compassa a melodia e torna possível a escuta , a escuta que recebe e qualifica ou a que deprecia , lugar de atritos e antagonismos que trazem consigo o ódio , o medo e a culpa por um lado e por outro a admiração , o sentido de descoberta e a gratidão da companhia .

O tom é o a mais , é o que não está de pronto , tem que ser descoberto , não existe apriori, pertence ao campo da intuição e do amor , pois é ele que irá decidir o depois, ao mesmo tempo que decide o que irá acontecer já .

Podemos e talvez devessemos sempre buscar o tom em tudo , o tom da manhã , da noite , o tom da transa, da comida a saborear , o tom de si e do outro , o tom que indique a sinceridade da palavra e não mate a conversa , o tom da hora de falar e também de escutar,  enfim , o tom que acerta no alvo sem machucar , sem ofender , o tom da franqueza amorosa .

É como se admitíssemos que o universo tendo sua musicalidade ,nos caberia a cada situação descobrir o tom , sendo esse o lugar onde a fluência se torna possível , ou seja, a música segue , nos convocando a outras descobertas .

Caso não seja assim, é como se o disco estivesse arranhado e ou com sulcos que fazem tudo se repetir de forma muito desagradável, um tipo de reverberação mental onde se volta ao de sempre  mas no contra-fluxo , isto é ,perdeu-se o tom , daí pra lá só desarranjos .

Como somos seres do verbo , isso então fica mais onipresente se inserindo constantemente em nossa forma de falar uns com outros , nos permitindo visualizar que nossas palavras expressam o tom de nossos estados d`alma, revelando o que de oculto tentamos esconder , em geral , antagonismos não reconhecidos ou pouco admitidos , que nos fazem desafinar , apesar de nossas boas intenções.

Se encontrarmos o tom , as palavras soarão diferente e seremos escutados com mais acuidade , permitindo que o sincero não seja deselegante , e fazendo da expressão um momento de revelação , algo inusitado , confessional , e que toca no fundo , pois invoca ressonâncias que penetram e estimulam o respeito na recepção.

Palavras demais e repetitivas , reverberativas,são uma questão de quem quer ganhar , expressão de onde cada um de nós se sente ou se sentiu lesado , onde o toca-disco está com alguma falha estrutural , e que faz com que cada situação se torne um embate para auto-afirmação.

É isso que nos dificulta achar o tom, pois ao invés de sintonizá-lo primeiro, procuramos impô-lo às  situações de forma onipotente, partindo da suposição que ele é quem define o como deve ser , o modo como nossas razões procuram se antecipar na busca de seu reconhecimento.

Obviamente,convém lembrar que todos sofremos dos mesmos males e das mesmas afirmações , pois nos conhecemos em nosso convívio milenar e sabemos o arsenal que temos,com armas variadas que vão do sutil ao estúpido . Logo a cada situação de convívio tudo retorna , desde estratégias para ganhar até fracassos magoados , derrotas que grudam e prometem vinganças .

Achar o tom é um trabalho de cura , um desgrude emocional de si mesmo para uma passagem de nível , um lugar melhor onde minimizemos as disputas , onde reconheçamos o que nos pertence e torne possível devolver o que não é nosso. Um tipo de triagem que nos remonta aos modos emocionais da família com suas exigências e idealizações e que nos trazem encargos que incorporamos e nunca conseguimos dizer não.

Quando o trabalho de diferenciação se faz possível é quando o não saí das entranhas do ressentimento e se torna um lugar plausível , um lugar reconhecido e legitimado , onde reconheço o direito de recusar o que não me convém .

Se faço isso , e em geral, depois de muito sofrer pra se livrar de dívidas e culpas, no que o código de rigidez interna se torna mais flexível , posso buscar dizer sem ofender , primeiros ensaios no campo do amor que promove a autenticidade , como escultura de uma singularidade recuperada .

Da mesma forma o outro se movimenta , pois seu lugar também muda , pois o vejo como alguém que não sou eu , uma vida própria , um estilo próprio que não pode se sustentar como objeto de minhas projeções autoritárias , me liberto libertando o outro de mim , refazendo fantasias primárias de que sou o centro não copernicano do universo .

Osho , o Mestre rebelde,ensina que uma pausa é um intervalo entre duas notas , um des-lugar para novas revelações , uma amplificação da recepção onde o não-limitado pode comparecer e novas melodias podem surgir .

Talvez descubrir qual é o tom , requeira uma pausa , um modo consciente de respiração , onde o que está grudado,mesmo que incipientemente , precisa afrouxar , uma redução da gana , um tipo de solvente para as reverberações obssessivas , onde a obssessão única é dar razão a si mesmo e querer que o outro confirme.

Um intervalo pode ser uma oração profunda , um apêlo superior para desconstrução de velhas razões rancorosas , uma redução de tamanho pela humildade flexível , uma versatilidade onde o resultado,seja qual for , não é uma mordida irreparável no meu ser , não é uma ofensa que não possa ser revertida em compaixão .

Sabemos que tudo nos ofende dependendo da ocasião , é como se em algum nível de nós mesmos, feridas atávicas e doídas comparecem e nos sentimos tão maltratados , tão incompreendidos que sequer nos damos conta que essa é uma condição comum .

Não há o "Outro" dizia Lacan ," é impossível" , e corroborado por seu discípulo Didier Anzieu que escrevia : " o Outro não dá não é porque não quer , é porque não pode, já que não tem".

Óbvio, que para nós quando não recebemos o amor pretendido , esse encontro marcado pelas nossas expectativas , nos frustramos e ficamos raivosos , nossa primeira atuação é o ataque sem grandes considerações, fomos sacaneados de forma injusta , à guerra para reparação.

No entanto, é também nossa prisão, o que não nos deixa dormir , o que escurece o dia, o que vai direto para os nervos, o que faz sucumbir o humor , é enfim , o que precisamos aprender a falar e para isso , na medida em que queremos nos libertar , não tem jeito , temos que saber, qual é o tom mesmo?






Há ou não inveja do pênis?