23.2.13

Nasci menino

( Ei Bento , seja bem vindo )
 
Há um quadro de Gustave Courbet chamado “ A descoberta do mundo “ de 1865 ,em que há uma mulher de perna aberta com a genitália toda exposta e que andou recentemente sendo notícias , pois descobriram quem era a mulher que serviu de modelo .
Descoberta do mundo?
É , é assim o início , vêm-se ao mundo quando alguém abre as pernas e curiosamente tudo começa quando alguém também faz o mesmo , num coito carnal e simbólico de recepção.
O médico gritou : é um menino , é um menino , tapinha no bumbum , choro e vida ... eis uma sequencia de pura emoção e festa para os que encomendaram , enfim, chegou a tão esperada encomenda .
Comigo não foi assim , e tudo já começou complicado , pois nasci com o tal cordão enroscado no pescoço , mais pra lá do que pra cá ,e com prognóstico ruim , possivelmente não vai sobreviver , diziam estas línguas de mau agouro que gozam no pessimismo assassino.
Mas resolvi viver , Vim , vi e nasci , parodiando Júlio Cesar , descrevendo uma vitória e procurando intimidar o Senado Romano , só que eu não tinha a quem intimidar , decidi viver e foda-se , parodiando agora uma piada sobre Niemeyer , que havia decidido “ não morrer e foda-se , vou me decompor um público” . Mas morreu , apesar da morte.
Mas nasci menino , uma direção cósmica única ,construção de um gesto singular e sobre aquele ranço ancestral do guerreiro , aquele arquétipo do que vai a luta , conquistar primeiro o alimento , à caça , depois o mundo .
Espera-se de antemão que um homem seja homem , como se isso fosse previamente possível, aliás , meus amigos gays reclamam de não fazerem parte de nenhum imaginário doméstico-familiar , ou seja, nascer menino é ser macho, seja lá o que isto queira dizer .
Ao avaliar alguns protocolos a respeito dessa doutrinação , não poderia dizer que tenha sido um bom exemplo para esse militarismo sexual , pois senão vejamos :
1-Homem não chora – Um horror lamentável , pois me dou conta que o quanto ter chorado , teria me poupado de tantas manobras mentirosas , estava ferido , atingido  e .... sem lágrimas , uma contenção idiota , apenas para manutenção da imagem que não suporta dúvidas.

2- É o homem que toma iniciativas – Essas tais iniciativas sempre sublinhadas por esta pedagogia do macho , você compreende a cantilena repetitiva , justo quando ? ... Quando você está com medo , um afeto , um modo de afetação condenável , como ficar com medo , que absurdo !
Mas você procura a tal descontração e o que vem , em geral, é uma inibição cujo tamanho varia pra cada um  , inibição inconfessável , pois símbolo do fracasso do macho e cheia de repreensões culturais , obriga o pecador de pênis a emudecer.
A coisa fica difícil , justo quando na adolescência você tem que atravessar a rua e ir na direção do sexo oposto , tanto anatomicamente quanto ao lado , é do outro lado, e você é que tem que atravessar . O pavor de ver tal esforço ser resumido a uma negativa , não consta dos livros didáticos . Não , não quero você . Sentença fatal , cuja cura é inestimável no tempo .
Isso sem contar que o chamado sexo oposto , é o sexo indesejado para muitos , crime grave para uma cultura onde os heróis nunca são gays , e só agora, um confessou tal preferência   (depois de  72 anos Lanterna Verde se confessa gay , um tipo bicha tardia... Gosto mais do meu amigo Juão , lúcido ,assumido ,inteligente e generoso , leiam seu livro” As mutações do Arco Íris” ),e provoca polêmica.
As operações emocionais que são colocadas em jogo por tal determinismo , só não são piores porque a biologia ao amadurecer os hormônios gera um tesão danado e estimula o psiquismo a fantasiar o estranho objeto do prazer perigoso , mas tesudo.
Precisamos de heróis nesse momento , que pode ser qualquer um mais ousado ( Brecht não levou em conta esse lugar sexual quando disse “ Infeliz do país que precisa de heróis”), um atrevido que nos convença que ir ao outro lado não é tão perigoso assim.
Aliás, tentaram por todas maneiras me dizer que tudo era uma questão de jeito , o que confesso até hoje tal proposição não me convenceu. Não há nada íntimo entre um homem e uma mulher a princípio , antes pelo contrário, duas criaturas diferentes procurando um meio comum de falar do desejo.
Se o imaginário do homem é de superioridade , antigo registro da tal caça que o fazia sentir viril , o da mulher é outro , nada de caça , nada de troféu , mas ser amada , o que quer uma mulher?  perguntava Freud do alto de sua sabedoria máscula .
A cultura é ainda dos machos, e graças ao avanço das mulheres pudemos questionar este imaginário antigo e mascarador do que realmente se passa, pois nossa insegurança aprendemos a escondê-la como fraqueza menor .
3- O macho é o provedor , lorota danada, difícil de se livrar . Em sendo o cabeça do casal , termo asqueroso que muitos adoram como lugar de prestígio , é ele o macho que está determinado à linha de frente . É o lugar da morte emudecida , onde se morre de preocupações sem se falar delas , afinal , o medo do fracasso é inerente à esta construção .

Preocupações num mundo altamente competitivo , onde todo mundo passa o outro pra trás sem escrúpulos , é uma tensão onipresente dia e noite ativa , e o homem toma pra si tal desafio , achando que é assim mesmo , um reedição da Lei de Talião , “olho por olho, dente por dente”, onde se aprende que não devemos levar desaforo pra casa.

Esta pedagogia em mim não vibrava convictamente , o que me trouxe muitas dificuldades pois embora , querendo ser aceito como todos , sentia que minha performance não era convincente ...lembro por exemplo de meu irmão querendo me ensinar a namorar , o que me amassava mais ainda , custei a descobrir que mesmo o contato é uma questão de estilo .

“O homem é o estilo”, dizia Lacan , frase redentora que descobri  tarde demais , um alto preço pago por aqueles que tangenciam , ou são infiéis as molduras doutrinárias , e até conseguir reconhecer que os fracos também amam , demorei .

Com Freud aprendi que “ anatomia não é destino” , ou seja , pode-se ser homem sem se ser macho , lembro por exemplo , de Akenaton , o faraó que era tido como afeminado ,e que propôs anistia para os povos dominados , uma nova cidade com novas propostas menos militaristas e foi assassinado com sua mulher Nefertiti , pois sua propostas mexiam com a mentalidade máscula da época.

Reich pergunta em seu livro “ O assassinato de Cristo” quem matou o Cristo ? apontando que uma couraça uma vez estabelecida estabelece os modos rígidos de sua expressão e recepção , ou seja , onde se é duro o mole é depreciado ou posto pra fora como menor , não como diferente .

Hoje me pergunto se o vacilo do vem –não-vem no nascimento já apontava este desconforto, o preço de nascer menino e ter que rezar em cartilhas do que é ser homem , recalque profundo de tudo que num homem não cabe no homem , roubo cruel de uma instigação diária do que nos faz aprendiz do desconhecido , do inusitado , recusa que os infartos atestam a cada dia.

Somos filhos do Logos , do saber , e analfabetos dos sentimentos , o mundo onde Íris , a deusa do arco-íris que nos ensina aprender a arte de ser flexíveis , pois sentimentos mudam , vem e vão , convém aprender a balançar para diminuir a exigência de importância , lugar onde o autoritarismo se confunde com o próprio ressentimento .

Nasci menino dependente da mãe , como todos da espécie , tive que fazer malabarismo de cortar o cordão para voltar o erótico para outra mulher , exogamia complexa, ao preço de ficar incestuoso , coisa tão comum quanto as reedições das virilidades simuladas que se recusam a reconhecer que fracassaram .

Novos fetiches , novos voiyers , o mundo pela fechadura , e a procura de se manter viril , o medo horroroso de que um dia o pênis não seja mais a anatomia da gangorra que compassa o tempo , pois simplesmente a gangorra não pode subir mais.

Viva os homens

 

17.2.13

A CRISE INSTITUCIONAL DA IGREJA E A IGREJA DO CRISTO

 

O que estamos presenciando hoje com a renúncia corajosa do Papa ,e que expõe a intimidade da Igreja em seus escaninhos do poder e dinâmicas sombreadas entre os supostos representantes de uma das maiores instituições religiosa do mundo ,é como se diz popularmente , uma gota d’agua , num oceano de questões complexas.

O mundo , diga-se , encontra-se em crise com seus fundamentos , já que o iluminismo da razão de pronto , recusou um fundamento religioso , o maior pacote de imposição religiosa pela Igreja do Ocidente, que resultou em assassinatos de diferentes naipes , principalmente, o da liberdade de pensar.

Fundada por Jesus como projeto de continuidade de tudo que ensinava , teve em Pedro , o pescador de almas , seu primeiro representante maior  , talvez devido as características de sua própria liderança mais assertiva.

A diferença entre seus apóstolos não era desapercebida pelo Nazareno , e por muitas vezes suas intervenções , conclamava a transigência e a indulgência necessária para que o próprio convívio entre eles , já fossem os exemplos indispensáveis dos ensinamentos transmitidos .

Jesus sabia mais do que ninguém de que matéria somos constituídos , e que nossa nobreza é um projeto cujo alcance , vamos realizando a duras penas ,tendo em conta que nossa ancestralidade animalesca , não se desapega facilmente .

 A própria história bíblica é repleta de destemperos emocionais , onde os próprios representantes do Bem e do Amor , aqueles escolhidos para pregar a palavra, tinham atos nada dignos do buscavam convencer .

 Moisés , por exemplo , na chamada noite do “ Bezerro de Ouro “, estima-se algo em torno de 10000 pessoas assassinadas à seu mando , assim como João Batista , que nunca se cansou de acusar Heródes em público de sair com sua cunhada , o que resultou na sua degola.

 A linguagem , embora com a nobre tarefa de indicar o”Caminho para o Reino de Deus”, e apelando para todo tipo de arranjos simbólicos e alegóricos , não podia exigir que os homens fossem outros , já que a evolução é uma conquista lenta e milenar .

Somos a própria traição e Judas é a condenação inesquecível , justo por nos lembrar , de que nos é muito mais próximo do que o Mestre de Nazaré , com sua superioridade inquestionável de valores já traduzidos em ações , descompasso que nos é caro , já que de forma alguma podemos fazer integralmente o que pregamos.

Compreender esse aspecto deveria nos tornar mais solidários , pois temos às contradições em comum, a traição ao que desejamos e ainda não podemos conquistar , e nossa história é um repassar dessas contradições , e que embora venham a tona eventualmente , fazem parte de nosso viver diário .

A Igreja do Cristianismo chamado Primitivo , porque inicial , tinha como fundamento o Céu Aberto, o lugar de todos , único lugar possível de se desfazer máscaras sociais , importâncias do mundo com suas riquezas e brasões e que segundo o Mestre não serviam como passaporte transcendental para o Divino.

Jesus pregava com sua autoridade que o Caminho para o Divino é justo de se despojar , o ficar mais a nú espiritualmente falando , já que a Verdade não é uma simulação , mas uma conquista do verdadeiro coração espiritual , o Graal procurado por fora , mas escondido  disponível por dentro .

Se “Meu Reino não é desse mundo “ é porque esse mundo não é tão convidativo às verdades espirituais , tarefa- mor deixada à Igreja , de trabalhar para tornar esse mundo mais apetitoso a manifestação do Espírito em sua inocência santa . Mas como sustentar um inocência se todos somos contaminados pelo que mais temos de menor?

Portanto não se tratava de validar tanto o mundo com seus prazeres e encantos , menos ainda de seus poderes , palavra chave para que a subversão proposta à primazia do Espírito fosse gradualmente se perdendo , e que o Reino da Matéria com seus encantos imediatos e  muito mais rápidos em suas promessas se restabelecesse com mais força .

Ao se deixar conduzir pelo modelo do Poder do mundo , e estabelecer alianças com a nobreza numa grande barganha de interesses que só faziam afundar ainda mais o Espírito , a Igreja do Cristo tomava outro rumo , que lhe custaria caro como representante de Deus na Terra .

Intrigas , conchavos, conspirações , assassinatos , favores por troca , enfim, marcas que em nada renovavam o cenário para as boas-novas espirituais , e o Mestre Amado era de novo assassinado , agora por seus adeptos , que nunca se viram traidores , viva Judas, que se enforcou de vergonha.

O modelo acaba sendo mais forte do que os homens e não faltaram aqueles que deram a vida para chamar atenção para este desvio , queimados , trancafiados , amaldiçoados , viam o erro , gritaram , sofreram , mas foram calados , emudecidos pela força do Poder Institucional , este sim ,elevado de forma abençoada  pelo que assegurava aos poderosos, em detrimento dos mais necessitados .

Luxo , distância, ratificação da desigualdade social , julgamentos pré-conceituosos , manutenção de um lugar imaginário , mais pra tribunal e condenações do que indulgências , a Igreja parece penar a amargura da própria Lei Espiritual que ajudou a excluir , a Lei do Retorno, que nenhuma tradição espiritual respeitosa ousou tocar .

Sem o retorno , fica-se dependente de ameaças e de tribunais dos homens , iguais demais em suas fraquezas para poderem julgar uns aos outros , mesmo ameaças que procuram utilizar a invisibilidade que a morte traz , como lugar de castigos e dores , já não impressionam tanto , pois repete velhas fórmulas que o mundo já está por demais habituado .

O Mestre era pastor , e na parábola do Filho Pródigo , nos ensina o valor de trazer de volta os expratriados espirituais , os deserdados da sorte social , que diga-se ,responsabiliza a todos nós , ensinamentos profundos no campo das limitações do amor , desafios eternos e evolutivos , difíceis de entender e mais ainda praticar .

Ao incorporar um modelo de Estado a Igreja juntou dois senhores , Deus e Mamom , criando uma imagem híbrida da Divindade, que dessa forma parecia atender aos dois interesses , esquecendo que nossa evolução espiritual , não é e nem pode ser uma negociação , já que a morte vem chegando logo, quando menos se espera .

Responsável pelo Reino , que lembrando , está em Vós e não em palácios , conventos ou lugares materialmente estabelecidos como moradia do Divino ,  a Igreja enquanto pedagogia do Espírito , teria como ensinamento- mor o desprendimento , a catalização de novos modos subjetivos voltados para os estados d”alma , sincronias com as manifestações mais finas e sutis, lugares de maior requinte espiritual , onde a obediência é uma reverência ao reconhecimento do Supremo .

Nesse caso , nosso modo aqui é transitório , um laboratório de aperfeiçoamentos , herança acrescida da Grécia com sua prática das virtudes , só que tendo em conta o homem comum , os excluídos de atenção , os pobres de espírito , os que tem sede de justiça , aqueles que a Igreja primitiva acolhia com prazer e entusiasmo , pois eram fruto da ignorância de uma humanidade arrogante e interesseira .

Toda tradição do Espiríto sabe que O DEUS , O SEM –NOME, O ELE , mora no coração dos homens ,e só despertando-o , podemos iluminar a nós e ao mundo , de nossa escravidão à ignorância , nossa única paixão segundo Lacan , mas pra isso precisamos colocar o Absoluto em seu devido lugar , pra que o relativo seja nosso meio de luta e ultrapassagem , senão perdemos o rumo e a direção.

Desconfio que somos todos da Igreja aqui no Ocidente , nossa Casa Mater , nosso lugar de confissão e renovação , talvez por isso fomos optando de retomá-la pelo caminho mais singular , mais livre dessas repetições que sempre nos ensinam a mesma coisa , um caminho mais a Céu Aberto , o único lugar onde Deus é para todos , e o Cristo nos espera para trabalharmos juntos nessa magnânima tarefa de fazer brotar nesse planeta as sementes de seu Amor e dedicação .

Acredito que essa crise seja de renovação , o modo como a vida atualiza sua representação para recuperar seus fundamentos sagrados , e nos ensinar a razão esquecida de nossas origens, e consequentemente , re-oferecer a uma humanidade negligente o norte perdido de sua direção divina .

Viva a Igreja em seu labor , Viva os trabalhadores da Igreja , Viva os que conclamam a fé viva , que continuam contudo e apesar de tudo , a nutrir com seus esforços o pão verdadeiro que alimenta a alma além do corpo , a redenção que nos leva a única liberdade possível , a do Espiríto.

 

 

 

OS FILHOS DE DIONÍSIO


 
DIONISO OU DIONÍSIO -Deus do êxtase e do entusiasmo, levava com seu cortejo alegria e felicidade por toda a Grécia onde também era considerado protetor das belas artes.

Os filhos de Dionísio são intensos e detestam à castração . Diria que na espécie, são as criaturas que melhor refletem à divisão , ou seja , habitam intensamente o dois , lugar da nossa divisão e procuram o máximo de cada lado , embora a conexão , a ponte entre os dois, em geral , seja precária.

O dois reflete as polaridades ,e tanto um lado como o outro podem ser intensos , tanto o amor como o ódio , o que os torna passíveis de desequilíbrios e de parceria indesejada.

Onipotentes , vivem o culto de si e procuram adeptos , mesmo que neguem tal fraqueza , pois costumam dizer que não precisam , embora sejam sensíveis a qualquer manifestação contrária.

Enquanto os Apolíneos procuram à ordenação , os filhos de Dionísio vivem além de si mesmo , como se o Eu , ao mesmo tempo que é um culto, é também uma prisão domiciliar e a inquietação é quase sempre , quando não toma ares de agonia .

Intensos e momentâneos preferem o imediato , principalmente o gosto pelo prazer , lembrando que Dionísio que é grego , em Roma se tornou Baco , o Deus do vinho , e cujos festivais eram fantásticos , como hoje também celebramos outras bebidas .

O compasso regrado da vida é quase um tormento e a transgressão inevitável , pois a cadência que de certa forma regula o coletivo é considerada lenta demais , além de se ter em conta a exaltação egocêntrica , que é sua marca fundamental .

Quando talentosos , e costumam ser  , fazem toda diferença ,pois são eles que produzem o caos necessário às mudanças , já que possuem a natureza dos mutantes e a rotina é a parte ruim do sonho .

Avessos às regras e normas , logo sentem dificuldades pra se adaptarem , pois não percebem inteligência nos enquadres e logo se propõem a provar tamanha incompetência nessa lógica , já que visualizam caminhos particulares por onde se chega mais rápido.

Óbvio é, que cobram alto preço relacional , pois ao mesmo tempo que são dependentes , em função de uma independência de afirmação , emocionalmente parecem regredidos , talvez por rupturas materna precoce ou fixações mal-resolvidas.

Se prestam facilmente ao diagnóstico de bi-polaridade , pois vivem uma instabilidade que afetam os humores , criando por vezes uma insuportabilidade com quem convive , que diga-se,  sem paciência e tolerância, fica difícil.

Incompreendidos pelo mundo , o atacam , principalmente no que consideram seus defeitos e tornam-se críticos ásperos que somado à inteligência que possuem, se tornam formadores de opinião , criadores de sistemas filosóficos ,de ideologias religiosas ou políticas.

São criaturas que costumam dividir a história do mundo em duas partes , a saber : Antes e depois deles , e onde chegam querem logo fazer à diferença , o que pode ser muito bom ou muito ruim , dependendo do que a situação demande, já que estimulam rivalidades feias.

Como tem dificuldades de enquadre , a questão com autoridade vem para o primeiro plano , e por serem sensíveis também controlam, e não é raro se sentirem ofendidos , caso em que , por serem especiais , filhos do Deus da excitação , produzem uma dramaturgia amplificada de sofrimento e ressentimento .

Desmerecem os outros com facilidade , pois trazem certa superioridade embutida nos gestos e nas palavras , e ou são reconhecidos em suas lideranças e amados pelos adeptos ou são odiados e jurados de vingança .

Valentes, contam com o apoio da própria vida para efetuar mudanças , pois tem uma contabilidade singular e temem perder oportunidades , procuram um modo mais expansivo de viver , de amar , parecendo viver dentro do próprio sonho , que é da onde vem , e sempre procurando um modo de alterar a realidade .

A realidade em seu modo factual, não é bem vinda, pois sempre lembra os preços a serem pagos por tudo , e é lamentável não pode se viver um ato do sonho por falta de dinheiro , por exemplo . Muitas falcatruas aí estão , embora por outro lado , a busca de não se intimidar perante as possíveis sanções , é um dos belos atos da coragem humana.

“Exagerado”, diz um deles , “Jamais renunciar ao desejo”  grita o outro , expressando claramente que viver precisa ser um ato não-convencional , uma resistência contra o sequestro idelógico da cultura , um clamor de liberdade individual .

Aliás, a característica que mais se sobressai  é que sofrem da bi-polaridade, mas por sofrerem de exacerbação egocêntrica, pouco se rendem ao mundo dos outros , já que a idéia é de levar o seu mundo particular à categoria do universal , razão pela qual são fazedores hábeis da cabeça alheia .

Sofrem os limites da forma , um tipo de sofrimento não reconhecido pela Psiquiatria ainda , pois é um sofrimento dos que não cabem em si, e consequentemente estão sempre além , como se corressem atrás de si mesmo a todo tempo e não percebessem.

Buscam o bom, já que nem sempre apreciam o correto como suporte de vida , para usar as palavras de Nilton Bonder , o rabino , sendo a questão, que por muitas vezes impulsivos carecem das disciplinas necessárias ao vôo , o que faz com que muitas propostas e projetos , comecem rápido e acabem da mesma forma.

Acabam estabelecendo ritmos acelerados e sofrendo de tédio e monotonia , dois estados d`alma que fazem estragos invisíveis por não pertencerem aos quadros manifestos do psiquismo . É como se a carência de si se estabelecesse na forma de ausências , mas a projeção como forma de defesa aponta para algum objeto ou pessoa , numa tentativa de salvar a vida com seus conteúdos.

 A consequência disso pode ser um apelo grande de aceitação ou facilitar uma tipo de recusa relacional , que muitos consideram como transtorno do narcisismo , onde a pessoa sofre pela fantasia de não –inclusão , ou induzi-la a um ensimesmamento , um fechamento onde ela então se torna o agente da exclusão , ou seja, não entra ninguém.

De outro modo convém observar que os filhos de Dionísio são os que fazem à diferença , são os que frequentam à loucura e tiram dela o que tem de melhor , tanto sua poesia como sua arte , e principalmente suas vanguardas , pois são os que recusam o pijama da acomodação , miséria da criatividade , ou fracasso de qualquer pretensão maior.

No amor cultivam a intensidade , a excitabilidade das paixões ao invés das moderações convencionais , e por viverem e sofrerem dessa forma, buscam tirar o máximo que podem de cada situação antes que se torne um lugar –comum , fantasia genial expressa na” Insustentável leveza do Ser” de Milan Kundera .

Penso que briga-se com os modos estabelecidos , como se procurassem uma outra vida , talvez de outra forma , mas não se sabe como nem onde , mas com certeza que os endereços catalogados servem apenas de passagem, que é como em geral , se sentem .

Exilados de um planeta distante , vieram parar na Terra e aqui estão , ora a contra-gosto seu refrão maior, ora como oportunistas mesmo , que mesmo não gostando ou criticando tudo não prescindem do que lhes é oferecido e que pouco agradecem .

Sofrem pelo exílio , mas pouco reconhecem , o que lhes colocam pouco a favor , ou seja , um tipo do contra que alimenta a inteligência e cria rebanhos , como se nossas insatisfações não passassem pelo velho adágio de que “ a vida muda quando mudamos nós”.

Trasgressos como o próprio Dionisío são adeptos da desobediência e do esforço para fidelidade normótica , alguns porém , discernem a desobediência respeitosa , enquanto outros se perdem na transgressão sem alma , aquela que nada propõe a não ser desobedecer .

Mas finalizando é com quem mais me identifico , pois vem o valor de desobedecer e transgredir como uma condição do próprio viver , a vida não como uma cartilha a ser seguida , mas como uma tensão do que está oculto e precisa de quem o escute ,e nisso é o gozo de Dionísio , o aquém ou além da ordem , o gozo que só um bom vinho pode oferecer .

Há ou não inveja do pênis?