4.4.13

PERDIDOS



Sempre tive uma sensação dúbia em relação aos chamados “perdidos” ,tipo alguém que perdeu o rumo , saiu da estrada e despencou ladeira abaixo , e cujo destinação é se despedaçar todo , ou ficar tão imprestável para vida, que não servirá mais pra nada.
Esta figuração, que não deixa de mostrar nossa impotência é, via de regra , temida por todos e usada como exemplo do mau caminho, ou seja , o que pode acontecer quando se desvirtua , uma alma perdida que escolheu o caminho auto-destrutivo.
 Pedagogicamente , faz parte das figuras horrendas, citadas como fracasso de quem não dá certo , dos que não cumpriram os mandamentos , não ratificaram à tradição não honrando seus compromissos , e deixando um vácuo de continuidade , um prejuízo à coletividade , aos bons costumes e a moralidade pública e familiar.
A criatura , repudiada pelo convívio é sub-inscrita num espaço invisível, onde aos poucos, ela mesma tende a desaparecer , pelo menos a sair do campo da visão , um tipo de anonimato, onde todo mundo concorda sem admitir , mas ajuda a esterilizar o mal-dito que ameaça  a paz social.
Esses malditos são os que quebraram a tradição e não puseram nada de valor em troca , usurparam os investimentos e não fizeram nenhuma devolução , antes pelo contrário , só fizeram exibir o prejuízo e deram mau-exemplo para posteridade.
Tenho a impressão que se houvesse algum meio mais fácil de se livrar deles sem ferir muito o escrúpulo , tipo sem ninguém ver muito pra não se comprometerem , isso seria feito , como já é , e colocado na conta de alguma” impropriedade natural “ , algo como “ pau que nasce torto,  morre torto , incurável, intratável, e outros eufemismos mais de assepsia.
A questão para estes infortunados , é que quebrar a tradição sem repor algo, é anunciar alguma vanguarda sem nenhum poder de convencimento , caso em que, a criatura terá de provar que o ato insolente não é somente uma desobediência estéril , um descaso ao estabelecido , uma não-aderência que proponha inutilidades que em nada colabore para construção da vida.
Se este anúncio for falso , se a vanguarda for infame e inconsistente , a ousadia terá um preço alto e as chicotadas não tardarão , anunciando um destino fúnebre e triste , um lugar considerado de excessão  no projeto de aperfeiçoamento da raça. A criatura some , chora a família de dor ou de alívio , passa o tempo , ninguém sente falta , e justifica-se pela retórica de mais um que não deu certo.
Ma s estes perdidos buscaram frequentar o limiar das mudanças  por revolta ou inadequação , mas ficaram aquém , de formas que sua improdutividade lhes tirou qualquer mérito de anunciar uma boa nova , restringindo –a a um lugar de desencontros narcísicos , ou de uma pretensão falida de quem não tem credenciais.
Mas e os que tem ? é diferente o processo?
A questão é como diz Bonder , em seu livro “ A alma imoral” , é que o corpo tem como função preservar à vida e a tradição, lugar onde o passado se eleva à condição de condutor ao indicar o que presta ou não a essa preservação.
Quando se transgride , é preciso prometer algo que será verificado , pois o passado tem sua legislação super-egóica , suas censuras nos escaninhos da mente, que nos impele a sentir medo quando de frente para  tal façanha.
Ficar perdido é uma condição de passagem , pois vive-se uma ruptura onde o depois ainda não tem rosto definido , e nos obriga a saltar sem que tenhamos claro onde se agarrar , vertigem cujo retrocesso ao diminuir a tensão  do vivo em sua pretensões adiantes  , nos fará se perder de si mesmo , nos deixando como herança nossos automatismos empobrecidos e obedientes .

Não há como não ficar perdido quando se quer mudar , pois toda mudança implica em transgressão ao que é seguro, cujo aval é coletivo, enquanto a mudança é uma requisição solitária da alma insatisfeita que busca um novo “bom” pra si , mesmo que provisoriamente , tenha de ficar na contra-mão da obediência tradicional.
Perdido neste caso , é o que quer mais, o que ficou insatisfeito , que quer romper com cumplicidades econômicas que acomodam, mas tiram o tesão do viver e só fazem repetir sem diferenciar.  É o grito da alma que busca as opções renegadas, por inspirarem medos e figurações destrutivas , placas que querem fazer parar tudo que ameaça o conforto e ao bem-estar insosso da tradição.
Perde-se quase tudo de início , amigos, família , dinheiro , e principalmente a familiaridade com tudo e consigo mesmo e anda-se por passo , pois encurta-se o horizonte e o olhar perde sua extensão , teme-se não conseguir e sofre-se a tentação de voltar o tempo todo .
Andar pra frente não faz parte da tradição ,e por isso é preciso traí-la diz Bonder  com acerto encantador , mas não andar rumo à evolução onde a alma quer o que não tem, e deseja a intensidade do que desconhece ao invés marasmo do conhecido , é morrer , é oferecer o corpo para guardar a vida que já não existe.

A instabilidade é uma condição da mudança já que se passa pra outro nível diferente , e não simplesmente troca-se um lugar pelo outro , o que se busca é precário porque nasce quando se começa a chegar , não está pronto esperando como um trunfo , uma opção escondida que faça vencer.
Perdido é aquele tomado da coragem de ir sem saber o endereço  , aquele que sabe que vai vagar , que vai chorar , que sente a dor , que vai ouvir lamentos e críticas , que vão rezar por sua alma , que por vezes vai lamentar ter nascido , que vai ser assaltado por dúvidas , mas com tudo isso , mesmo titubeando , segue , pois já reconheceu que sua vida saturou e deseja o desafio do desconhecido , o elixir de novas emoções de vida ao preço que for.
O que está em jogo é a verdade de sua alma contra mentiras do seu corpo , enraizado demais na tradição para sustentar rupturas e buscar novos devires , criança boa deixa de ser aquela que descobre e espontaneamente quer mais , mas aquela que se adapta sem reclamar , que não dá trabalho aos outros , que promete fidelidades mesmo não sendo feliz.
Ser feliz incomoda , pois mostra quem não está mais vivo , quem já sucumbiu e não espera mais nada , um compactuar com a mesmice em troca de não se ficar inseguro e perdido , daí o rechaço aos que discordam de tal proposta assassina , pois preferem morrer para viver do que viver para ficar morto .

Se navegar é preciso , viver nunca foi e nunca será , sem o que a vida sucumbiria a falta de graça , caso em que se torna uma desgraça muda e crônica , já que se perde o espírito da celebração , a festa da existência , a alegria do vivo que faz tudo interessante e curioso , à diferença da desistência que nada tem a comemorar , a não ser o fato de sobreviver , herança animal de quem acha que conseguiu se esconder do predador.

Mas isso, por si só é pouco , muito pouco, o que exige compensações e compulsões são ativadas para compensar o que foi tirado , ou seja , preenche-se para ocupar os espaços que estão vazios de presença , inanição por falta de opção , obesidade ou anorexias do corpo por trair a alma .

Demonizar um “perdido” é supor que todos já se acharam e sabem onde estão , recalque mentiroso , que depende de uma normose , casa onde as maldições se tornam um patrimônio comum , através de um normalidade anêmica e sem pretensões, a não ser de preservar , um tipo de esclerose , que aos poucos toma a seiva da vida como inimiga e objeto de paranóia .

O triste é que ninguém parece muito feliz com isso , mas se mover é um perigo a ser considerado , pois não havendo manual ou cartilha de orientação , só nos resta ousar e suportar um caminho árduo , mas que se nutre dos ínfimos detalhes do que a vida oferece , um gosto estético de um novo aprendizado , um reencontro doloroso mas feliz, de quem buscou renascer sem renegar a alma em seu profundo desejo de ser diferente.
Minha homenagem aos seres de mutação

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Há ou não inveja do pênis?